O forro de isopor – ou poliestireno expandido – é extremamente leve, de fácil instalação e seu desempenho térmico e acústico é muito bom. Seu material é 100% reciclável e resistente à ação de bactérias, fungos e insetos e, além disso, possui a vantagem de ser consideravelmente mais barato do que outras opções de forro, como o forro de madeira, ou forro de gesso. Por sua praticidade, é mais indicado para uso em escritórios amplos em que trabalham muitas pessoas, áreas de indústrias e lojas, mas nada impede que seja instalado em domicílios (especialmente em lavanderias, sótãos e closets, que podem ter forro mais simples). Fácil de ser encontrado, seu preço é bastante acessível.
Composição do Forro de Isopor
O forro é composto por placas grandes de isopor que são instaladas (suspensas em armações de aço perfiladas) e fixadas entre si em bases laterais. Elas são removíveis, ou seja: se for necessário acessar a parte de cima para vistorias, checagem de fiações ou reparos, basta retirá-las. Com isso, esse tipo de forro não implica nem impede possíveis mudanças na disposição do layout do ambiente em que foi instalado. As placas podem ser armazenadas e reutilizadas depois. Disponível na cor branca, pode ser texturizado ou não. As placas de aparência texturizada são confeccionadas com suaves desenhos em relevo, o que torna o acabamento mais delicado.
No que diz respeito à iluminação do local, existem luminárias e lâmpadas fabricadas especialmente para uso no forro de isopor. De vários formatos – ovais, retangulares, quadradas – elas vêm em tamanhos padrões e são facilmente encontradas em lojas especializadas. Elas podem ser embutidas junto ao forro ou sobre colocadas em seguida. As que possuem refletor de alumínio para lâmpadas fluorescentes iluminam com eficácia ambientes grandes, pois a luz é refletida e “espalhada” com mais força. O planejamento é muito importante: analisar o local onde cada lâmpada ou luminária será instalada facilitará o trabalho na hora da aplicação do forro.
Características do forro de isopor
Com relação ao isolamento termo e acústico, principalmente em locais que necessitam de temperatura agradável ou diminuição de ruídos, o isopor é uma ótima opção (o uso de ar condicionado, por exemplo, pode ser reduzido por conta da sensação térmica agradável). Porém, se for imprescindível um tipo mais potente de isolamento, o acréscimo de uma manta termoacústica trará resultados ainda mais satisfatórios.
A manutenção é outro ponto a favor da economia: o forro de isopor dispensa aplicação de vernizes ou tintas especializadas. Em todo caso, é sempre importante vistoriar o teto acima do forro periodicamente, apenas para checar a situação das instalações elétricas ou se há alguma possível infiltração.